Encontre neste blog:

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Onde e como guardar a Coleção, e por que?

Colecionar qualquer coisa que seja é uma delicia, é diferente, faz bem. Porém uma boa coleção, seja ela qual for merece ser guardada com o mesmo carinho e dedicação que temos ao fazê-la.
Do que adianta ter uma linda coleção se ela não está organizada, bem acomodada e tambem por que não dizer exposta?

Ter uma coleção e deixa-la encaixotada, de qualquer forma, sem um contexto é o mesmo que dizer que estamos juntando coisas. Mas como organizar uma coleção para que fique bonita primeiramente ao nossos olhos, e que agrade todos a minha volta? Bom se existe uma regra eu não sei, e tambem não me ensinaram na escola, mas o melhor a se fazer é descobrir o que você mesmo espera da sua coleção. Certamente em você a sua coleção possui uma lógica, uma coerencia, um sentido, então comece a rascunhar as respostas para:

O QUE EU COLECIONO?

QUAL A ORIGEM DA MINHA COLEÇÃO?

COMO É A HISTÓRIA DO SURGIMENTO DOS ITENS DA MINHA COLEÇÃO?

POR QUE ELES EXISTEM?

QUAL FOI O PRIMEIRO ITEM DA MINHA COLEÇÃO?

COMO FOI A SUA AQUISIÇÃO?

Se você soube responder estas perguntas de primeira, meus parabens, voce conhece o porque da existência da sua coleção e como ela começou. Se não soube, então pesquise e descubra se você realmente é um colecionador.

Passada esta etapa, a próxima é voce começar a tirar os seus itens das caixas, descobrir e redescobrir o que voce possui, pois com o tempo nos esquecemos que temos alguns itens.

Comece a separar eles por ordem cronológica de fabricação, ou por tema, formato, cor, história, enfim, de um sentido lógico para os itens da sua coleção, e se possivel, catalogar estes itens. Nessas horas uma simples planilha é de grande ajuda.

Feito isso, comece a visualizar como você gostaria de mostrar sua coleção aos seus amigos, de uma forma que eles gostem e que venham a te apoiar. É neste momento que começamos a pensar em estantes, pratileiras, móveis, imoveis, e afins. Mas antes de sair reformando, construindo ou comprando moveis, pare e pergunte-se:

MINHA COLEÇÃO AINDA IRA CRESCER MAIS?

Se a resposta for sim, então pense em adquir um mobiliario que também acompanhe este crescimento, e que voce o encontre com facilidade em qualquer lugar, em qualquer tempo.

Monte a sua primeira estante, ou pratileira, mas pense no fechamento hermetico com vidro para que seus itens não se empoerem, evitando que danifiquem ao serem limpos pela dedicada diarista. Instale uma fitinha de led para a iluminação e pronto, não importa o que quer que voce colecione, mas tenha a certeza de que voce ficará muito satisfeito e realizado com a coleção que possui e também que todos irão gostar e recomendar aos amigos para conhecê-la.

O importante acima de tudo é que você tenha orgulho de ser um COLECIONADOR.

2 comentários:

  1. Tanner, ótimas dicas para quem quer começar uma coleção -- sobretudo de Playmobil!

    Olha, tô sentindo falta de FOTOS aqui no seu blog... tente ilustrar cada post com pelo menos 1 foto da sua belíssima coleção!

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tanner,

    gostei das dicas para iniciar e manter uma coleção, um pouco de critério e organização não fazem mal nenhum. Acho bastante importante a idéia de "inventariar" e também a necessidade de "reconhecer" periodicamente os ítens.

    Muito legal!

    Abraços e, vou concordar com o Zerocal, as fotos estão faltando para simpatizar ainda mais o blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir