Encontre neste blog:

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Colecionar pode prevenir Alzheimer

Você certamente conhece o Mal de Alzheimer, mas sabia que um colecionador pode prevenir este mal com muito mais facilidade?

Esta é uma verdade que descobri na prática.

Ao longo do tempo colecionando e aumentando o acervo, você começa a esquecer de alguns detalhes, de alguns itens, de alguns conjuntos. Você sabe tudo o que tem, mas ao mesmo tempo é como se em um breve momento você não se lembra mais o que tem.

Descobri isso quando terminei de organizar e ajeitar todo o acervo conforme eu queria, eis que, por um golpe de destino, me vi precisando reorganizar tudo novamente.

Por que?

Simples, por que enquanto estamos apenas arrumando e colocando em prática o "Plano A", vamos percebendo aos poucos outras melhorias que poderiam ter sido implementadas mas que não haviam sido planejadas no início.

A tarefa agora tem sido substituir embalagens por uma embalagem padrão, com codificação de identificação e conteúdo, e mais uma nova catalogação dos itens com utilização das imagens do conteúdo de cada embalagem.

Um trabalho que ao primeiro momento aparentou ser muito simples, mas na prática, está se mostrando um tanto mais demorado do que o previsto.

E ai eis que vem a pergunta: "Vale a pena?"

Mas é claro que SIM.

Remexer na coleção toda, item a item, é um momento em que você se aproxima ainda mais de tudo aquilo que você mesmo investiu para conquistar, e não digo isso somente pelo fator financeiro, mas de tempo, dedicação, pesquisa, procura, disputa, compra, espera, e etcs....

É relembrar a cada item a ocasião em que a mesma foi adquirida, sua chegada, sua espectativa.

Os itens  são como um amigo, é rever, reencontrar aqueles que a muito tempo você não via, e mesmo que muitos deles estejam em lindos expositores de vidro, a vista, percebemos que na verdade criamos uma barreira de vidro entre nós e os itens. Uma barreira natural, criada para proteger, mas que ao mesmo tempo nos distancia do que temos.

Mesmo que com luvas de algodão, temos que estar sempre em contato com o que temos, para que sempre nos lembremos de tudo aquilo que construímos.

Apesar do trabalho que dá mexer e remexer em tudo, este exercício se mostrou muito prazeroso, pois  permite curtir tudo o que temos e principalmente fazendo com que nossa mente se exercite.

Eis uma boa maneira de prevenirmos o Alzheimer, afinal, uma coleção nós fazemos para nós mesmos.
 

Um comentário:

  1. É uma boa justificativa Tanner.

    Realmente, o prazer de organizar e reorganizar é muito atrativo além de prazeroso. Nos faz ficar mais atento àquilo que temos e que gostaríamos ou precisamos ainda ter!

    Bacano o post! Vamos "combater" este "mal"! Vamos aumentar a coleção!

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir