Encontre neste blog:

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A viagem dos sonhos de um colecionador apaixonado.

O que realmente seria colecionar e não conhecer o local de origem do seu hobby, onde são fabricados os itens da sua coleção?

Creio que para qualquer colecionador o item de maior importância para a sua coleção deva ser justamente conhecer algo, alguém ou algum lugar que seja diretamente relacionado com sua coleção. Para muitos talvez este seja um objetivo simples de ser realizado, mas para outros tantos outros isso já é algo mais difícil quando o seu hobby não é de origem nacional.

Desde que iniciei minha coleção oficialmente, e descobri que o produto era alemão, que ainda haviam fábricas, parques temáticos, lojas temáticas um desejo sempre esteve presente, conhecer pessoalmente algum destes lugares. Mas como nem tudo que desejamos seja possível de ser feito, a ideia sempre foi ficando para terceiros e quartos planos nem sequer planejados, afinal, como iria para outro País sem ao menos conhecer alguém ou muito menos sem saber falar inglês? Deixei de lado.

Mas desde que o PCC (Playmobil Collectors Club) foi criado em 2012, passei a ter contato direto com outros colecionadores da Alemanha e de outros países, até que um dia tudo mudou, quando conheci um colecionador muito especial da Alemanha, que tinha como segunda paixão o Brasil, a ponto de falar o nosso português.

Diversos foram seus convites, mas como dito, as condições não me permitiam. Vieram as promoções do PCC, com visitas as fábricas, mas as condições não permitiam, com dólar disparando, com tudo subindo de preço. Mas em 2015 estava decidido, Eu iria para Alemanha...., pois é, iria, graças a crise política que se instaurou no Brasil, o dólar decolou para estratosfera, e os planos foram adiados para fevereiro de 2016. Empolgado, tratei de providenciar os passaportes, fazer os planos mas..., fevereiro não seria o melhor mês para ir para lá, devido a estação de frio, e os custos ficariam altos.

Puxa, como eu realmente queria ir, pois isso já me fazia sentir como se fosse obrigatório ter que ir, eu precisava ir, eu tinha que conhecer a Playmobil pessoalmente. Eu precisava ver com meus olhos tudo o que até então só via em fotos e vídeos. Em dezembro, ultimo momento de decisão para compra das passagens, decidi que ainda não seria o momento, e o sonho foi mais uma vez adiado,

Mas em fevereiro de 2016, como em um passe de mágica, tudo mudou e os ventos passaram a soprar a favor. Veio o convite de transferência para a matriz da Empresa em que trabalho, e com o convite, a oportunidade de tirar 10 dias de férias em Maio. Financeiramente, o dólar parou de subir, e o euro ficou estável nos R$ 4,20.

Em 14 de março, dia do meu aniversário, comprei as passagens para essa viagem. E tudo foi dando certo, o euro começara a baixar lentamente, o que me rendeu alguns euros a mais na compra. Meu amigo alemão conseguiu tirar a semana de férias para que pudesse me receber e me apresentar a Alemanha, a Playmobil e mais um monte de locais e eventos.

As vésperas da viagem, la estava eu com tudo pronto, malas, passagens, passaporte, euros, coragem, incertezas, medos, ansiedade e felicidade.

Chega o dia da viagem, e la vamos nós, 12 horas de voo, e la estavam dois amigos especiais me aguardando, o Vane, meu amigo alemão, e a Keziah, minha amiga de São Paulo que mora na Alemanha por conta do seu trabalho.

Foi a melhor semana que passei em toda minha vida até hoje, a mais feliz de todas, a mais realizadora, a mais encantada, e para sempre a mais lembrada.

O que eu posso dizer é que realizei um sonho que jamais imaginei que realizaria. Passei uma semana em que meus olhos viram muito mais do que podiam ver. Conheci muitas pessoas que nem sequer imaginaria que teria a oportunidade de conhecê-las, em especial alguns dos ídolos de tantas fotos , vídeos e postagens que até então se resumiam a internet. E claro, vivi momentos em que nunca imaginei vivê-los, senti emoções fortes a cada novo dia, de forma intensa e feliz.

Ter estado na sede da Playmobil, em seu FunPark, em sua loja, na fábrica e no hotel foi como se eu estivesse sonhando acordado e de olhos abertos, alias, bem abertos.

O momento mais complicado de conter a emoção foi estar lá, diante da sede, não teve como conter as lágrimas de realização naquele momento, em que você está no lugar mais desejado, e que até então era apenas um sonho e que passara a ser realidade.

Conhecer todo o complexo de Zindorf foi demais para mim, não imaginei que seria tanto..,

Outro momento de forte alegria e emoção foi conhecer pessoalmente a Kerstin Lang, da Playmobil, minha alegria era tanta que era difícil até de falar o pouco inglês que eu sabia..., pra mim foi muito emocionante..., e mais lágrimas...

Estar no hotel Playmobil, de vista para o Fun Park e a sede era como realmente estar em um sonho, o melhor de todos que sequer podemos imaginar.

Ao londo dos demais 6 dias da viagem, meu amigo Vane, me levou para outras cidades onde haveria alguns eventos, ou melhor, o que eu imaginava que seriam alguns eventos, de repente, eu estava lá, na maior exposição de todos os tempos, e que eu apenas conhecia por fotos. Era a exposição de 40 anos, e pra completar, em um dia em que haveria um encontro dos colecionadores do fórum alemão. simplesmente pirei.,

Depois ainda teve feira na Holanda, e ai, só posso dizer que a insanidade tomou conta de mim completamente. Eram tantos artigos para se ver, tantos itens, peças, sets, caixas, raridades, exclusividades, e ainda você poderia comprar tudo o que quisesse. E foram tantas e pessoas que conheci, tanto carinho, tantas alegrias e tantas compras, que meu cérebro já não memorizava mais nada..., a mensagem era de Full Card.

Ao passar dos dias fomos em lojas, casa de colecionadores, cidades, e tantos outros locais que vivi em oito dias o equivalente aos 8 anos de coleção.

Voltei desta viagem com o sentimento de realização plena e absoluta, e hoje me sinto completo, feliz, agradecido e muito honrado com todo carinho e atenção que recebi de todos, sem nenhuma exceção. Foram oito dias apenas, mas que de tão intensos, me lembro de cada segundo, cada local, cada sabor, cada frescor, cada sensação como se ainda estivesse lá.

Concluo dizendo que realmente é preciso que cada colecionador que realmente é apaixonado pelo seu hobby, tem sim que fazer o esforço que for preciso, e fazer sua viagem aos locais de origem das suas coleções, pois assim como aconteceu comigo, tenho a certeza de que com vocês, o sentimento de realização plena completará a satisfação pela coleção que você faz e lhe concederá a "colação de grau" que lhe confere o título de Colecionador. Pode até parecer exagero da minha parte, e talvez seja mesmo, mas estar pessoalmente diante das origens, e viver estes momentos, lhe agregam tantos aprendizados que quando você retorna, é como se de fato você estivesse se formando. Arrisco ainda em dizer que fazer uma viagem dessas é como se você fizesse o MBA, seguido do doutorado e magistrado. Repito, a realização é Plena e a especialização é única.

Finalizo aqui dizendo que se você realmente tem esse sonho, se ele é verdadeiro e se você tem amigos de verdade, acredite, ele se tornará realidade.

Fica aqui o meu agradecimento mais que especial, ao amigo Vane e sua linda família, que tornaram possível a realização do meu sonho mais desejado, por me acolherem e me receberem com tanto carinho, com tanta atenção e hospitalidade, fazendo com que esta viagem fosse muito mais além do que eu pudesse imaginar. Obrigado por cada momento, cada local, cada novo amigo que conheci. Sou eternamente agradecido por tudo.

Vane Xanapes e TannerBil, em 18 de maio de 2016 no FunPark Playmobil em Zindorf na Alemanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário